Com certeza quem trabalha no ramo de comunicação visual já tem bastante propriedade para diferenciar os tipos de tinta para impressão e suas diferenças no que diz respeito à qualidade e durabilidade. Agora, se ainda tem alguma dúvida sobre os tipos de tintas, vamos mostrar na prática qual a diferença entre a impressão UV e Solvente. 

 

A impressão solvente foi a grande inovação na comunicação visual  em grandes formatos no século passado e passamos de técnicas offset para impressão linear, sendo possível imprimir tamanhos de comunicação inimagináveis na época. 

No entanto, a tinta solvente possui algumas desvantagens relacionadas à toxicidade e o tempo de cura determinado pela evaporação do solvente. O solvente é responsável pela abertura da mídia e ancoragem da tinta no material e sua evaporação libera vapores tóxicos que prejudicam a saúde se inalados ao longo do tempo. Além disso, é necessário sua evaporação para que a tinta seque por completo.

Pensando nisso, o mercado revolucionou com tipos novos de tintas e impressão como as tintas eco solventes, a base d’água, látex e UV, sendo apenas a UV um processo diferente das demais. A UV possui um tipo de secagem imediata através de luz UV. Atualmente as impressoras UV possuem luz UV direto no cabeçote que ao imprimir, já faz também a secagem da tinta, podendo aplicar imediatamente o material pois a cura é instantânea. Além disso, não possui cheiro nem toxicidade ao inalar. Por não ter necessidade de ancoragem na mídia, a impressão pode ser feita em diferentes materiais. Por se tratar de uma tecnologia relativamente nova no mercado, ainda possui um valor agregado oneroso.

Quando se deu o início das tintas UV no mercado de comunicação visual, muitos reclamavam da falta de elasticidade da tinta, que em muitos casos rachava toda após impresso. Esse cenário mudou e muito, com tecnologias de impressão com cura por LED, muitos fabricantes de tinta conseguiram otimizar o tempo de cura, assim dando uma certa elasticidade para tinta que antes não tinha. Hoje pode-se fazer impressão digital UV, para envelopamento automotivo e até mesmo impressão para depois moldagem em VacumForm.

 

Outro detalhe importante da impressão UV é que ela cria uma camada de tinta ao invés de unir-se à mídia, logo a aparência da sua impressão é sempre parecida com acabamentos foscos, não sendo possíveis acampamentos de alto brilho.

 

Confira abaixo a diferença entre a impressão solvente e UV no vinil auto adesivo.

 

Repare que a tinta solvente possui aparência aquarelada que ao respingar na mídia se dissolve e criam pontos de cores que se misturam para criar a imagem.

 

 

Já na impressão UV é possível observar que os pontos de tintas são menores e não se espalham como aquarela. Devido a essa nitidez dos pontos de tinta a qualidade da impressão é mais fiel e com detalhes muito mais confiáveis.

 

E aí, gostou da nossa matéria? Entre em contato conosco e não perca a oportunidade de tirar suas dúvidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Open chat
Olá! Posso ajudar?