No dia 24 de junho de 2021 o governo federal publicou o encerramento da medida antidumping para importação do mercado chinês e coreano de lonas de PVC. Desde o segundo semestre de 2016 essa medida regulou os preços da importação entre US $0,29/kg e 2,31/kg, conforme a empresa exportadora e seu país de origem. Com isso o mercado migrou para países emergentes como Índia e Vietnã, onde a qualidade nunca se equiparou à China e à Coreia. O que esperar do mercado da comunicação visual depois do fim do antidumping?

 

Competir com os preços da lona do mercado internacional é praticamente impossível. Os custos de produção nacional inviabilizam qualquer indústria a produção de lona com a mesma qualidade da importada da China. Os principais motivos são os custos e os impostos para a produção nacional diferente do mercado chinês e coreano que, mesmo com o antidumping, o mercado interno não deixou de importar. Outro grande problema da lona produzida no Brasil, é a largura disponível. Nenhum dos fornecedores nacionais entregaram a lona na largura de 3,20 m, medida que é a mais vendida em nosso território. O principal motivo está no custo benefício de um produto de qualidade que atende e entrega um resultado difícil de copiar.

 

Podemos esperar uma redução nos preços das lonas depois do antidumping? A resposta é não, pois o preço da lona está diretamente ligado com o dólar e ao custo da matéria-prima, em especial o PVC que, devido à pandemia e a instabilidade política internacional, disparou e não apresenta nenhuma pretensão de cair para os próximos meses. A grande diferença estará na qualidade das lonas produzidas pela China, que entregam um material com menor adição de carbonato de cálcio, telas de mesh com maior resistência e calandragem com maior planicidade.

 

As primeiras importações das lonas da China estão previstas para a primeira quinzena de setembro e traremos uma série de episódios com testes de qualidade para vocês. Não percam.

Gostou desse conteúdo sobre Fim do Antidumping das lonas? Confira o nosso artigo sobre lona de Impressão é tudo a mesma coisa? AQUI!


Cristhian Baltieri
Gerente Comercial | Unitrama
Telefone: (44) 3013-1777
Site: unitrama.com.br
Botão linkedin
Botão instagram

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Olá! Posso ajudar?