O vinil auto adesivo é um material resistente, porém requer alguns cuidados e deve ser conservado para proporcionar o máximo do seu desempenho na hora de imprimir e aplicar. Aqui vão algumas dicas que a Unitrama considera indispensáveis na hora do armazenamento de vinil auto adesivo.

 

 

1 – Ambiente

Armazene o Vinil Auto Adesivo em um ambiente coberto, limpo, seco e sempre embalado para evitar a contaminação da mídia com poeira ou sujeira. A sujeira e umidade podem afetar o desempenho de impressão,  e recorte da mídia.

 

 

2 – Umidade

O liner e as embalagens são feitos de papel(celulose) e por isso absorvem umidade com certa facilidade. Evite contato direto com o chão colocando em cima de pallets ou prateleiras.

 

 

3 – Temperatura e umidade do ambiente

A variação de temperatura pode alterar a performance de impressão assim como a umidade podendo gerar um grande transtorno em dias chuvosos, frios ou quentes demais. O ideal é manter um armazenamento climatizado entre 20º e 30º com umidade de até 75% tanto do armazenamento como da área de produção. O ar condicionado é a forma mais barata de reduzir a umidade relativa do ambiente em dias muito chuvosos.

 

 

4 – Armazenamento

Depois de aberto, armazene o vinil na horizontal em racks ou na vertical sobre um badoque. Não empilhe ou coloque um sobre o outro tanto no mesmo sentido como no sentido oposto. Caso queira empilhar é necessário armazenar na embalagem original. O peso entre os rolos podem danificar e contaminar a mídia.


 

5 – Precauções

Enrole o filme sempre com a face para fora, pois é o sentido natural do vinil. Ao torcer a mídia ao contrário pode-se descolar o vínil do liner e também criar vincos e amassos indesejáveis.

 

 

6 – Manuseio

Ao manusear os rolos, utilize luvas de algodão pois a gordura e suor da mão podem danificar a película de impressão. Após utilizar é ideal que cubra o rolo com plástico filme de proteção para evitar contaminação.

Tenha muita atenção na data de fabricação do rolo na hora de comprar o vinil. Ele possui uma vida útil de 2 anos de armazenagem, acima disso pode começar a surgir dificuldades de aplicação e durabilidade do material. Importante ressaltar que a durabilidade é diferente para cada tipo de vinil!

Essas foram as dicas de armazenamento do vinil auto adesivo que a Unitrama considera indispensáveis para qualquer empresa de comunicação visual.

Gostou? Confira mais dicas e informações com nossa equipe de vendas!

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Open chat
Olá! Posso ajudar?