Se você é do ramo da comunicação visual com toda certeza já se deparou com a tarefa de cortar chapas de Acrílico, material muito solicitado devido ao seu aspecto simulando o vidro e espessuras diferentes mas o foco aqui de momento é o corte, como cortar a chapa de acrílico isso pode ser uma tarefa fácil, ou nem tanto antes de qualquer coisa isso vai depender muito mais do preparo da pessoa.
Uma pessoa bem instruída vai se sair melhor ao manusear as ferramentas para a realização do corte, e também para iniciar e acabar o tal processo, e para isso estamos aqui para trazer a você algumas dicas de segurança, não seguir tal orientação é arriscado e pode trazer dores de cabeça.

 

Apoie a chapa em uma superfície plana.

Deite a chapa totalmente apoiada em uma mesa ou superfície plana e bem nivelada, isso vai dar a você o  maior domínio e mais tranquilidade para se trabalhar, no chão o processo não será concluído corretamente pois você precisa das beiradas do acrílico livre para poder partir ao meio.

 

Faça uma marcação.

Antes de começar o recorte da chapa de Acrílico você deverá primeiramente fazer marcações de onde quer que seja realizado o corte, para isso utilize uma régua e faça uma linha reta com a ponta de uma caneta para você observar melhor a área do corte utilize uma cor forte como a preta ou vermelha.

 

Faça uma ranhura com estilete cortador de Acrílico.

Usando novamente a régua para não sair do caminho e nem ficar torto seu corte, passe a lâmina no lugar anteriormente riscado por você com a caneta, mas passe fazendo uma leve pressão, certifique-se de que a lâmina  está virada para você, essa linha deve ser a mais reta possível isso é muito importante pois a mesma servirá de guia para as outras linhas que viram!

Aprofundando a ranhura.

Faça o movimento de ir e voltar na linha feita por várias vezes até que seja possível ver um entalhe profundo, com isso vire a chapa e novamente repita o processo fazendo uma ranhura na mesma posição na face oposta da chapa, faça isso também por várias vezes.

 

Finalizando partindo a chapa.

Posicionando a chapa de maneira que a linha fique sobreposta e a beira da bancada. Prenda a chapa com uma morsa e isso facilitará o processo. Empurre a parte que se encontra para fora da bancada com um movimento rápido, segurando a borda do Acrílico com a mão empurre-a para baixo.

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Open chat
Olá! Posso ajudar?